Bitmap e vetorial
As imagens do tipo bitmap são construidas com a formação de quadrados muito pequenos chamados pixel. Para demonstrar essa construção está abaixo as ilustrações, nas quais estão demonstradas as características principais. Na grade de base, cada quadrado representa 1 pixel, como se pode observar na figura em baixo.
A arte vetorial é diferente do procedimento da criação em pixels individuais, são criados objetos, como por exemplo retângulos e círculos. Mas nada de coordenadas matemáticas, destas formas, o programa vetorial pode criar arquivos com uma fração do espaço utilizado pelo bitmap (imagens rastreadas), e mais importante, possuem a capacidade de serem ampliados indefinidamente sem perderem definição e detalhamento.Um exemplo de imagem vetorial como se pode observar em baixo.
Bitmap
BMP - O formato de arquivo BMP, também conhecido como arquivo de imagem bitmap ou bitmap independente de dispositivo (DIB) formato de arquivo ou simplesmente um bitmap, é um raster gráficos formato de arquivo de imagem usado para armazenar bitmap imagens digitais, independentemente do dispositivo de exibição (como um adaptador gráfico). O formato de arquivo BMP é capaz de armazenar imagens digitais 2D de largura arbitrária, altura e resolução, tanto monocromático e cores, em várias profundidades de cor e, opcionalmente, com compressão de dados , canais alfa , e perfis de cor.
GIF - Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos") é um formato de imagem de mapa de bits muito usado na world wide web, quer para imagens fixas, quer para animações. Podemos observar no exemplo em baixo.
JPEG- Joint Photographic Experts Groups é um método comum usado para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado, o que permite escolher o tamanho de armazenamento e o seu compromisso com a qualidade da imagem. Geralmente obtém-se uma compressão pouco perceptível e perda na qualidade da imagem. Além de ser um método de compressão, é frequentemente considerado como um formato de arquivo. JPEG / Exif é o formato de imagem mais comum usado por câmaras digitais e outros dispositivos de captura de imagem, juntamente de JPEG / JFIF, que também é um outro formato para o armazenamento e transmissão de imagens na World Wide Web. JPEG / JFIF é o formato usado para armazenar fotos e transmiti-las através da Internet. Geralmente desconsideram-se os formatos e dizemos simplesmente JPEG.
PDF - Portable Document Format é um formato de arquivo, desenvolvido pela Adobe Systems, para representar documentos de maneira independente do aplicativo, do hardware e do sistema operacional usados para criá-los. Um arquivo PDF pode descrever documentos que contenham texto, gráficos e imagens num formato independente de dispositivo e resolução. O PDF é um padrão aberto, e qualquer pessoa pode escrever aplicativos que leiam ou escrevam neste padrão.
PNG - Portable Network Graphics é um formato de dados utilizado para imagens, que surgiu em 1996 como substituto para o formato GIF, devido ao facto de este último incluir algoritmos patenteados. Este formato tem uma maior gama de profundidade de cores, alta compressão (regulável), além de outras características.
O formato PNG permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens com o uso do canal alfa. O canal alfa, diferentemente da transparência do GIF, é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares. Por isso é um formato válido para imagens que precisam manter 100% da qualidade para reuso.
TIFF - Tagged Image File Format é um formato de arquivo raster para imagens digitais criado pela Aldus para uso no processo de impressão PostScript, que agora é controlado pela Adobe. Transformou-se no formato padrão dos arquivos gráficos (32-bits) com elevada definição de cores. É usado extensamente em aplicações de manipulação de imagem tais como Photoshop, DTP e scanners e também muito utilizado para o intercâmbio de imagens entre as diversas plataformas (hardware: PC, Macintosh, software: Linux, Windows). Há ainda a opção na qual um arquivo TIFF tenha mais de uma página dentro de um único arquivo.
Vetorial
SVG - Scalable Vector Graphics que pode ser traduzido do inglês como gráficos vetoriais escaláveis. Trata-se de uma linguagem XML para descrever de forma vetorial desenhos e gráficos bidimensionais, quer de forma estática, quer dinâmica ou animada. Umas das principais características dos gráficos vetoriais, é que não perdem qualidade ao serem ampliados. SVG é suportado por todos os navegadores Web modernos de forma nativa ou através de bibliotecas JavaScript.
SXD - OpenOffice.org Draw é um editor de gráficos. Ele apresenta "conectores" entre as formas, que estão disponíveis em uma variedade de estilos de linha e facilita a criação de desenhos, tais como fluxograma. Ele também inclui muitas características encontradas em editoração electrónica de software.
WMF - Windows Metafile é um formato de arquivo gráfico no Microsoft Windows sistemas. Metafiles janelas são que pretendem ser portáveis entre aplicações e podem conter gráficos vetoriais e bitmap componentes.
Essencialmente, um arquivo WMF armazena uma lista de chamadas de função que têm de ser emitidos para o Windows Graphics Device Interface camada (GDI) para exibir uma imagem na tela. Uma vez que algumas funções GDI aceitar ponteiros para funções de callback para tratamento de erros, um arquivo WMF pode incluir erroneamente o código executável. WMF é um 16-bit formato introduzido no Windows 3.0. É o nativo formato vetorial para o Microsoft Office aplicações como o Word, PowerPoint e Publisher.
CDR – CorelDRAW foi desenvolvido e comercializado pela Corel Corporation de Ottawa , Canadá. CDR é um formato de arquivo proprietário formato de arquivo desenvolvido pela Corel Corporation e usado principalmente para desenhos gráficos vetoriais. Não há à disposição do público CDR especificação de formato de arquivo.
PS - PostScript é uma linguagem de programação especializada para visualização de informações, ou uma linguagem de descrição de páginas, originalmente criada para impressão e posteriormente modificada para o uso com monitores. A linguagem fornece uma máquina de pilha e comandos específicos para o desenho de letras e figuras, incluindo comandos de traçado e formas de representação de imagens.Foi desenvolvida pela Adobe. EPS- Encapsulated PostScript Formato com a finalidade de importar e exportar ficheiros PostScript. Ao invés do formato ".ps" não editável, destinado a saídas em impressoras.