quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Inteligência artificial.

Bom dia.
Esta semana tivemos a abordar vários temas, sendo um deles a inteligência artificial, no qual tivemos de fazer uma pesquisa sobre o seu conceito, as suas áreas de aplicação e os sistemas periciais. Deixando então esse mesmo trabalho de seguida para poderem ver e aprender um pouco sobre este mesmo tema.

A Inteligência Artificial (IA) é uma área de pesquisa da ciência da computação e Engenharia da Computação, dedicada a buscar métodos ou dispositivos computacionais que possuam ou simulem a capacidade racional de resolver problemas, pensar ou, de forma ampla, ser inteligente.
A construção de máquinas inteligentes interessa à humanidade há muito tempo, havendo na história um registo significante de autómatos mecânicos (reais) e personagens místicos, como Frankenstein, que demonstram um sentimento ambíguo do homem, composto de fascínio e de medo, em relação à Inteligência Artificial.
Apenas recentemente, com o surgimento do computador moderno, é que a inteligência artificial ganhou meios e massa crítica para se estabelecer como ciência integral, com problemáticas e metodologias próprias. Desde então, o seu desenvolvimento tem extrapolado os clássicos programas de xadrez ou de conversão e tem-se envolvido áreas como visão computacional, análise e síntese da voz, lógica difusa, redes neurais artificiais e muitas outras.
Inicialmente a IA visava reproduzir o pensamento humano. A Inteligência Artificial abraçou a ideia de reproduzir faculdades humanas como criatividade, auto-aperfeiçoamento e uso da linguagem. Porém, o conceito de inteligência artificial é bastante difícil de se definir. Por essa razão, Inteligência Artificial foi (e continua a ser) uma noção que dispõem de múltiplas interpretações, não raro conflituantes ou circulares.


Áreas de aplicação
o   Planeamento automatizado: a uma centena de milhões de quilómetros da Terra, o programa “Remote Agent” da NASA tornou-se o primeiro programa de planeamento automatizado (autónomo) de bordo a controlar o escalonamento de operações de uma nave espacial. O “Remote Agent” gerou planos de metas de alto nível específicas a partir do solo e monitorou a operação da nave espacial à medida que os planos eram executados efectuando a detecção, o diagnóstico e a recuperação de problemas conforme eles ocorriam.

o   Robótica: Muitos cirurgiões agora utilizam robôs assistentes em microcirurgias. O HipNav é um sistema que emprega técnicas de visão computacional para criar um modelo tridimensional da anatomia interna de um paciente, e depois utiliza controlo robótico para orientar a inserção de uma prótese de substituição do quadril.

o   Reconhecimento de linguagem e resolução de problemas: O PROVERB é um programa de computador que resolve quebra-cabeças de palavras cruzadas melhor que a maioria dos seres humanos, utilizando restrições sobre possíveis preenchimentos de palavras, um grande banco de dados de quebra-cabeças anteriores e uma variedade fonte de informações que incluem dicionários e bancos de dados online, como uma lista de filmes e dos actores que participam deles.

o   Lógica incerta, uma técnica para raciocinar dentro de incertezas, tem sido amplamente usada em sistemas de controlos industriais.

o   Sistemas especialistas vêm sendo usados a uma certa escala industrial.

o   Sistemas tradutores.

o   Redes Neurais vêm sendo usadas em uma larga variedade de tarefas, de sistemas de detecção de intrusos a jogos de computadores.

o   Sistemas de reconhecimento óptico de caracteres (OCR) podem traduzir letra escrita de forma arbitrária em texto.


o   Sistemas de álgebra computacional, tais como Matemática, é um bom exemplo de aplicações de IA na solução de problemas algébricos.

o   Sistemas com Visão computacional são usados em muitas aplicações industriais.

o   Aplicações utilizando Vida Artificial são utilizados na indústria de entretenimento e no desenvolvimento da Computação Gráfica


Sistemas Periciais
Os especialistas humanos são capazes de atingir um alto desempenho na medida em conhecem muito bem as suas áreas de especialização.

Um Sistema Pericial é um programa de computador que utiliza conhecimento específico do domínio de um problema e emula a metodologia e desempenho de um especialista no domínio desse problema.

O conhecimento inerente a um Sistema Pericial é um ponto-chave na sua construção e é normalmente definido por engenheiros do conhecimento ou programadores.

Para tal são consultados peritos no domínio do problema e tenta-se codificar numa linguagem formal todo o conhecimento que estes adquiriam ao longo da sua experiência nomeadamente heurísticas e truques.

Os Sistemas Periciais não imitam a estrutura da mente humana, nem os mecanismos da inteligência.

São programas práticos que usam estratégias heurísticas desenvolvidas por humanos na resolução de classes específicas de problemas.

São uma classe de programas na área da Inteligência Artificial e têm contribuído para o sucesso desta área através dos produtos comerciais desenvolvidos

Sem comentários:

Enviar um comentário